Cortinas, Dicas de Como Escolher a Cortina para Decoração

A cortina é fundamental na decoração e faz toda diferença na hora da decoração e ornamentação de um ambiente. Sem as cortinas no ambiente, fica a sensação de que está faltando alguma coisa. Além da decoração, as cortinas tem função de proteger do Sol, os móveis, objetos e o piso e são importantíssimas para manter a privacidade dos ambientes.
Veja os itens que você deve levar em consideração na hora da escolha do modelo de cortina certa para sua casa e para os diversos comodos.
O primeiro item é o tipo de tecido que será utilizado na confecção da cortina, e deve ser levado em consideração o caimento do tecido, a facilidade de limpeza, assim como a qualidade e o preço. Existem tecidos incríveis que funcionam como cortinas (pode ser linho, algodão ou tecido sintético. Os sintéticos são ótimos, já que muitos não encolhem, são resistentes e têm ótimo caimento). Caso tenha dúvida com relação a cor da cortina, utilize o branco que combina com qualquer ambiente, cores de parede e móveis.
Na decoração da sala de estar, procure optar por tecidos leves e simples como a gaze de linho, o algodão ou seda, caso a função da cortina seja bloquear a claridade ou a luz do sol para proteger móveis, escolha tecidos mais pesados, como brim, seda rústica ou mesmo um forro corta-luz (Blackout).
Depois de escolher o tecido e acor da cortina chegou a hora de optar pelos trilhos, pregas e a forma que a cortina será fixada. Você pode optar pela prega macho, mais elegante e contemporânea, assim como a prega “wave”, que pode ser fixada em um trilho bem finininho ou por ilhoses mais grossos. Se você não quer deixar o trilho aparente, mas não tem um teto de gesso rebaixado, encomende um cortineiro simples e fino. Quanto à altura da cortina, mesmo se sua janela for pequena, o ideal é encomendar a cortina do piso ao teto. Fica mais elegante e bonito, deixando a barra a 1 ou 2 cm do piso.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =