Passo a Passo para Decoupage em Madeira

 Aprenda com Passo a Passo para Decoupage básica em peças de madeira,  Decoupage em Canecas de Cerâmica e Decoupagem em sandálias Havainas e veja como é fácil agregar valor aos objetos utilizando a técnica da decupagem e o material utilizado no processo.

Decoupage em madeira

Material a ser utilizado para Decoupage:

1- Pinceis Tam.(Médios/Grandes) / Rolinho de espuma

2- Caixa de Madeira no formato de sua preferência

3- Tintas Acrílicas (Fosca ou com brilho)

4- Cola para decoupage em madeira

5- Guardanapo no tema que você escolher

6- Tesoura pequenina

7- Verniz Spray ou Termolina leitosa (ACRILEX)

8- Lixa fina para madeira.

 

PREPARAÇÃO DA PEÇA PARA DECOUPAGE:

Lixar bem a peça, passar um pano para tirar a poeira, depois pintar a peça com a tinta Acrilica branca (DICA: utilizando os pincéis de cerdas macias ou rolinho pequeno de espuma, para os cantinhos use o pincel pequeno assim o trabalho sairá perfeito) aguardar a secagem que pode levar de 10 a 15 minutos no tempo ou poder ser agilizada com secador de cabelo.

Lembre-se sempre que se for colar guardanapo ou alguma imagem na tampa da caixa, deixar então o local onde o guardanapo será colado sem pintar, lixe somente a tampa, preparando-a assim para a aplicação posterior do guardanapo. Ou se a caixa de for pintada em cor clara como o marfim ou branco, você poderá pintar também o local onde será colado o guardanapo. Nunca se esqueça que se você for colar o guardanapo em cima de uma superfície que tenha sido pintada com tinta escura, a cor do guardanapo quando colado na peça sofrerá alterações, irá escurecer e prejudicar totalmente seu trabalho.

INICIAR A DECOUPAGE:

Após a caixa estar com a tinta seca, iremos fazer a decoupage na tampa. O guardanapo, vem com duas películas brancas no fundo, as quais deverão ser retiradas, se não tirar estraga o trabalho. Para a colagem, deve se ter muito cuidado. Deve-se passar a cola no local onde será colado o guardanapo e logo a seguir delicadamente ir colocando o guardanapo ou a imagem a ser utilizada. Este é o momento crucial para o trabalho sair perfeito, tenha cuidado para o guardanapo não enrugar, vá colando aos poucos e pressionando o guardanapo contra caixa levemente com as pontas dos dedos utilizando um plástico ( sacolas de mercados ou qualquer tipo de plástico liso), para que o guardanapo não rasgue. Logo após este processo, aguarde a secagem da colagem e depois passe novamente sobre o guardanapo uma camada fina de cola para finalizar o trabalho. Após 24 passar uma demão de verniz.

Compartilhe

23 thoughts on “Passo a Passo para Decoupage em Madeira

  1. Wan

    Olá!

    Consigo aplicar o guardanapo até que fique perfeito sem rugas, no entanto quando passo a cola por cima para proteger ou o verniz, o guardanapo enruga. Existe algum motivo para isso? Já tentei com pincel bem macio, rolinho, cola gel, cola para decoupage, verniz fosco, brilhante, mas sempre quando os passo por cima geram algumas ruguinhas que não havia antes… Ainda não tentei o verniz spray. É muito frustrante! Podem me ajudar?

    Reply
    1. Deyse

      Oi olha na minha opiniao decoupage e bem mais bonito do que so pintado, mais vc que sabe talvez oque te der menos trabalho.
      Boa Sorte!
      Beijokaas!

      Reply
  2. Lana Izabele

    Fiz em casa e ficou ma-ra-vi-lho-so adorei a dica e wleu msm….depois vou por a imagem da minha caixa para vcs amigos da net.
    bjks… Até mais…

    Reply
  3. rosa hilda

    adorei as dicas, agora eu quero saber se o mesmo material da decoupage serve para fazer quadros de parede..me de uma dica quero montar um quadro de flores em eva mas não sei com..por favor me ajude…….bjsss

    Reply
  4. Zouraide

    Parabens pelo seu trabalho, as dicas são ótimas e fáceis. Comecei a pouco tempo a fazer algumas peças em mdf e aprendi uma coisa interessante que vou compartilhar aqui. Antes de aplicar o guardanapo, costumo passar goma laca no avesso do mesmo, tendo o cuidado de cobrir todas as partes. Deixo secar espontaneamente e ele fica firme e durinho, facilitando a colagem. Fica a dica para as “meninas” que curtem seu blog. Beijo no coração!

    Reply
  5. Ana Paula Escopeto

    oi td bem, seus trabalhos são lindos.
    Gostaria de saber, tenho um lixinho de mdf feito em decopagem, e gostaria de refaze-lo pro quarto do meu bebe, como posso utilizar…

    Reply
  6. Edilaine

    Muito boas as dicas! Gostaria de saber como faço para colar mensagens escritas? Esse tipo de guardanapo é próprio artesanal? Não sou artesã, só queria dar um presente personalizado.
    Obrigada.

    Reply
  7. MARIA APARECIDA LIMA

    EU COMPREI DUAS CAIXAS MAS NÃO CONSEGUI FAZER, DO JEITO QUE VC, ENSINOU ACHO QUE VOU CONSEGUIR POIS ESTOU PRECISANDO PARA GANHAR UM DINHEIRINHO.. DEUS TE ABENÇOE E OBRIGADA PELA DICA.

    Reply
  8. lucy gurgel

    Quero passo a passo p/trabalhar em pátina em móvel antigo, mesa de centroLuiz 15, tem uns 60manos. É escura, mas quero deixá-la bege. Meu face. Mauricio Maumau

    Reply
  9. ÉRICA SILVEIRA

    BOA TARDE, TENHO UM ARMARIO PINTADO EM VERNIZ E GOSTARIA DE FAZER UMA DECOUPAGE COM FOLHAS DE REVISTAS OU PAPEL DE PRESENTE. É NECESSARIO LIXAR A PEÇA E PINTAR COM TINTA BASE ANTES? OU A COLAGEM PODE SER FEITA SOBRE O VERNIZ? DESDE JÁ AGRADEÇO.

    Reply
  10. Laura

    Você se incomodaria de me explicar como fazer decoupage, com tinta ou papel em tampas vazadas? Tudo que eu aprendi, foi pela internet pois onde moro não tem estes cursos, mas as vezes é dificil visualizar e entender. Obrigada.

    Reply
  11. Egon Tschope

    Bom dia, Por favor, peço ajuda. Tenho um comércio de cervejas especiais. Na loja tem 4 bistrôs ( 4 mesas). A mesa é redonda e o diâmetro é de 60cm. Estou tentando fazer uma decopage com rótulos de cervejas nos tampos destes bistrôs e alguma coisa está saindo errado. Estou fazendo da seguinte forma: 1) lixei bem a madeira; 2) passei 6 demãos de seladora Sayerlack, diluído 50% com boneca de algodão; 3) colei os rótulos com cola branca (PVA) Cascorex da Cascola; 4) passei cola (a mesma) por cima dos rótulos; 5) envernizei (4 demãos) com verniz Sparlack alto brilho, com pincel fino e sem diluição. Ficou muito irregular e com pequenas bolhas; 6) numa segunda tentativa, tentei o verniz a base de água e os rótulos ficaram amarelos. Onde está meu erro? Gostaria que os rótulos ficassem fundidos na madeira, pois as bebidas são servidas nas mesmas. Desde já agradeço a atenção e colaboração. Egon

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 31 = 40